Planejar, muito mais que uma estratégia, é uma necessidade para quem tem grandes sonhos e metas.
A vida de todos nós é composta por sequências de acontecimentos. O que separa as pessoas com grandes conquistas das que nunca chegam a lugar nenhum é o fato de direcionar esse acontecimentos para os objetivos desejados.
É verdade que muita coisa pode mudar no meio do caminho e que situações inesperadas certamente acontecerão (elas são importante parte da composição da vida), mas, sabendo onde você quer chegar, fica muito mais fácil processar os acontecimentos de forma que eles te guiem até o seu objetivo final.
Planejar é saber onde você quer chegar e programar a ordem dos passos que serão dados.
A cada começo de ano, temos novos planos. Mas, com a rotina, vamos esquecendo dessas metas e mergulhando na aleatoriedade da vida, deixando de lado a possibilidade de guiar os passos seguintes mesmo ante os imprevistos.
O planejamento mensal é a melhor maneira de voltar para os trilhos, lembrar seus propósitos e direcionar o seu mês para aqueles objetivos maiores da sua vida.
Fazer um bom planejamento mensal, exigirá sua atenção em alguns pontos:
- Utilize ferramentas com visão ampla do mês
Qualquer planejamento mensal que se preze é feito em um espaço onde você pode ver cada um dos dias do ano. De nada adianta chamar “mensal”, se o seu planejamento não te permitir ver de maneira total a sequência do seu mês. Deixe os detalhes para os planejamentos semanais ou diários, esse o momento de visualizar o todo! No final desse post, disponibilizamos um planejador mensal desenvolvido pela Check para que você baixe gratuitamente, caso precise de um modelo a seguir. - Seja objetivo
Como já mencionado no ponto anterior, o planejamento mensal ideal é poupado de detalhes. Você deve escrever apenas as metas que serão desenvolvidas em cada dia, sem muito “passo a passo”. O momento do detalhamento virá em outros planejamentos, nesse o ideal é utilizar só palavras chave do que você quer conseguir encaixadas no “quando” de cada dia da ferramenta.
Exemplo: Terminar Livro; Concluir Relatório; Fazer Prova… - Escreva compromissos “periféricos”
A maioria dos planejamento envolve registrar só os objetivos e metas a serem alcançados. O planejamento mensal, no entanto, te permite escrever compromissos e obrigações da sua rotina que você quer lembrar ou fazer constar na sua visão geral do mês, para que possa ser feito o cálculo de como elas vão se encaixar no seu dia a dia para que não sejam um obstáculo na busca de seus objetivos e também para que você não seja pego de surpresa por não se lembrar dessas atividades antecipadamente.
Exemplos de compromissos “periféricos” que devem constar em seu planejamento mensal? Aniversários do mês, horários médicos, dias de feriados… - Estabeleça prazos
Esse é o momento adequado para colocar os dias finais para a conquista de cada objetivo. Planejamento mensal não é o lugar de escrever o trabalho diário dos objetivos, mas sim o dia em que eles serão conquistados. Fazendo isso, você também coloca prazo e para finalizar o que tem de ser finalizado.
Exemplo: no dia 20 de janeiro, escrevo “concluir relatório”. Isso já me mostra, automaticamente, que todos os outros dias anteriores ao 20 estarei trabalhando no relatório, além estabelecer a data limite para a sua finalização. - Seja realista
Se você souber colocar as coisas de maneira realista, verá que muito pode ser feito em 30 dias. Mas colocar metas inalcançáveis no prazo de um mês, só te desanimará de trabalhar para conquistá-la. Não dá para colocar “emagrecer 10kg” no planejamento de um mês. Mas, se esse é seu objetivo final, você pode colocar no planejamento mensal “emagrecer 1,5kg”, que é possível, viável e te ajudará a trabalhar com força de vontade a cada mês pelo objetivo completo.
Garanto que a utilização dessas dicas fará o seu planejamento mensal mais eficiente e sua vida mais produtiva. Quer começar hoje mesmo? Clique aqui e baixe a tabela de “planejamento Mensal” que fizemos com muito amor para você!
Não subestime o que você pode fazer da sua vida se tiver um bom planejamento e for intencional.