“Você é o que você come”. Que ter uma vida saudável tem papel importante em nossa disposição e humor todos já sabemos. Mas os alimentos tem efeitos bem mais complexos que esses. Em realidade, é comprovado cientificamente que algumas comidas podem ter um grande impacto na estrutura e, consequentemente, no funcionamento do nosso cérebro.
Vale lembrar que cérebro é um orgão do corpo e, para desenvolver suas diversas funções, usa aproximadamente 20% das calorias subtraídas dos alimentos que ingerimos.
Além disso, para que esteja saudável, nosso cérebro ainda precisa da “manutenção” de algumas substâncias, como antioxidantes, Ômega-3, etc…
Ter o cérebro equilibrado e saudável é essencial, tanto a curto quanto a médio prazo, já que é ele o centro de funcionamento de todo o nosso corpo. Que tal conhecer algumas comidas que podem melhorar o desempenho de algumas das tarefas dessa “máquina central”?
1.Peixes oleosos
60% de nosso cérebro é formado por gordura, e metade da gordura de nosso cérebro é é do tipo Ômega-3. Ou seja: essa substância é a base da construção de nosso cérebro.
O consumo de alimentos que contém Ômega-3 diminui o risco de desenvolvimento de doenças mentais, como Alzheimer, enquanto sua falta pode influenciar no desencadear de depressões e dificuldades na aprendizagem.
Um estudo (que pode ser lido clicando aqui) chegou à conclusão de que pessoas que consomem alimentos fonte de Ômega-3 possuem mais massa cinzenta (onde se concentra a maior quantidade de células nervosas vinculadas a nossa tomada de decisões, memória e emoções)
São fontes de Ômega-3 peixes como Salmão, Atum, Truta e Sardinha.
2.Castanhas
As castanhas e sementes em geral são também (além dos peixes) uma excelente fonte de Ômega-3, contendo também antioxidantes que podem prevenir para aumento da capacidade cognitiva e diminuir a probabilidade de doenças degenerativas.
A presença da Vitamina E também protege as membranas celulares de radical livre.
3.Café
Tanto a cafeína, quanto os antioxidantes presentes na bebida, tem um grande número de benefícios sobre o funcionamento do cérebro, incluindo a prevenção também de Alzheimer e mal de Parkinson (se consumido a longo prazo, conforme esse estudo)
Além disso, o café é um bloqueador da adenosina (substância que nos faz ter sono), aumentando nosso nível de atenção e disposição, e libera seratonina, que nos provoca uma sensação de bem estar.
Ainda, um estudo (esse aqui) revelou que quem consome café pela manhã e em pequenas doses durante o dia, consegue desenvolver atividades com mais concentração.
4. Frutas Vermelhas (Berries)
Morango, Mirtilo, Groselha, Amora… Além de extremamente saborosas, são excelentes aliadas do funcionamento do nosso cérebro, já que otimizam o processo de comunicação de nossos neurônios e a formação de novas células (já que aumentam a plasticidade de nossas células), potencializam o aprendizado e ainda melhoram a memorização.
As substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes que possuem são mesmo milagrosas! (leia mais clicando aqui)
5. Brócolis
O vegetal que parece uma arvorezinha é rico em glucosinolatos, que, por sua vez, vem a produzir uma outra substância chamada isotiocianatos. O tal do isotiocianatos, além de ser anticancerígeno, ainda é desintoxicante e regulador hormonal, podendo ser responsáveis pela redução do estresse e diminuindo o risco de doenças degenerativas.
A vitamina C que encontramos em sua composição é, normalmente, responsável por uma otimização de funcionamento do cérebro, havendo estudos que indicam que a Vitamina K, também presente em sua composição, ajudam no desenvolvimento da memória (entenda mais clicando aqui e aqui).
6.Chocolate Amargo
O chocolate amargo (alto percentual de cacau) e o próprio cacau em pó, são fontes de substâncias “incentivadoras” do cérebro, como os flavonóides, antioxidantes e a cafeína.
Os flavanóides atuam em partes do cérebro relacionadas ao aprendizado e à memória.
Além de tudo, quem come chocolate é comprovadamente mais feliz (sério mesmo, é só clicar aqui se quiser ler).
7.Laranja
Uma das grandes protagonistas na manutenção do bom desempenho do cérebro é a vitamina C, sendo a laranja a maior fonte de vitamina C encontrada na natureza. Comendo apenas uma laranja, podemos adquirir toda vitamina que necessitamos em um dia (leia mais aqui)
A vitamina C é maravilhosa para manter seu cérebro jovem, mesmo quando o corpo já está em processo de envelhecimento, podendo ser encontrada também em outras frutas (kiwi, pimenta, tomate e morango, por exemplo).
8.Ovos
Os ovos também são fontes de Colina, uma substância (de nome engraçado) que desempenha função indispensável na absorção de cálcio, ajudando no funcionamento dos ácidos graxos (Ômega-3) e da vitamina B.
São, ainda, fonte rica de vitaminas B6 e B12, que tem a função de sintetizar os químicos do cérebro e regulação dos níveis de açúcares no cérebro (entenda melhor clicando aqui).
POR FIM…
Sabendo organizar sua dieta e inserir esses alimentos, é possível ter uma fonte saborosa (sim, até o brócolis pode ficar bom se souber caprichar na receita), de valor acessível e eficiente para otimização não apenas da sua rotina de estudos, mas do funcionamento e desempenho de seu cérebro e corpo. Vamos ser mais saudáveis?!