Frete Fixo R$20 | Parcelamento até 2X Sem Juros | Envios para Todo Brasil 

0
0
Dicas de estudo

Como ser mais focado com a Técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro tem por objetivo ajudar a elevar o nível de concentração, eliminar a procrastinação e, por consequência, elevar o nível de produtividade que temos em relação às tarefas que realizamos.

Pomodoro, em italiano, significa tomate. Francesco Cirillo ainda era um universitário quando resolver pegar um timer de cozinha (em forma de tomate) para controlar seu tempo de estudos e acabou, assim, desenvolvendo o que hoje conhecemos por “Técnica Pomodoro”.

Qual a grande vantagem dessa técnica? A capacidade que ela tem de elevar o foco. Um dos grandes problemas dessa geração, ao contrário do que muitos pensam, não é a falta de tempo, mas sim a falta de foco.

Estamos todo tempo conectados, recebendo incentivos externos e fomos treinados para “abraçar as distrações”. Nosso cérebro está pronto para “mudar de tema” e qualquer momento e repetidas vezes ao dia… Desaprendemos a fazer uma única atividade com excelência. O diagnóstico é uma geração apressada e improdutiva.

A Técnica Pomodoro, além de ser simples de aplicar, é efetiva no direcionamento do foco.

 

COMO FUNCIONA A TÉCNICA?

Mas vamos ao que interessa: a receita de como usar essa técnica!

 

Ingredientes:

 

  • 1 Timer – contador de tempo (em forma de tomate, em forma de relógio, um app do cel…)
  • Lugar para anotar (temos modelinhos de cadernos e planners lindos aqui na Checkmark, mas pode ser só um pedaço de papel mesmo)

 

Modo de Preparo:

 

  • Defina seu objetivo, estipulando a atividade que será realizada. Escreva no seu caderno o que vai fazer, sem muita complicação;
  • Afaste as distrações (desligue o celular, vá para um ambiente onde ninguém possa te interromper… enfim, o que você acreditar que seja preciso para não se distrair);
  • Coloque o timer em contagem regressiva desde os 25 minutos e comece a fazer o que tem que fazer. É terminantemente proibido fazer qualquer outra coisa nesses 25 minutos… Só focar no que você escreveu que vai fazer;
  • Quando o tempo acabar, ligue contagem regressiva de 5 ou 10 minutos (quando achar que for preciso) e tenha uma pequena pausa (tome um café quentinho ou simplesmente faça um alongamento rapidinho);
  • Acabando sua pequena pausa, volte a colocar o timer em contagem regressiva desde os 25 minutos e volte a fazer o que escreveu no papel;
  • Acabando o tempo, faça uma segunda pequena pausa (5 ou 10 min);
  • Acabando a pause, coloque o timer outra vez em contagem regressiva desde os 25 minutos e volte a fazer o que escreveu no papel;
  • Siga essa rotina descrita acima no máximo 4 vezes. Após quatro “Pomodoros” de 25 minutos, faça uma pausa longa (de 20 ou 30 minutos).

 

Esse, basicamente, é o ciclo a ser seguido:

 

  1. 25 minutos – pequena pausa (5 min)
  2. 25 minutos – pequena pausa (5 min)
  3. 25 minutos – pequena pausa (5 min)
  4. 25 minutos – longa pausa (20 min)

 

Pontos importantes:

 

A técnica propõe que o relógio (ou timer) que estiver sendo usado para a contagem regressiva faça barulho de “tic-tic”, igual esses de cozinha mesmo. Assim, seu cérebro mantém a informação de que, durante aquele barulho, é momento de se concentrar no que você está fazendo.

As pequenas pausas são extremamente importantes para que o cérebro “recupere o fôlego”, não sature e mantenha o foco. As longas pausas são essenciais para que o cérebro descanse de maneira mais efetiva e possa começar o novo ciclo sendo produtivo.

 

Pessoalmente, uso essa técnica sempre que quero fazer algo que estou sem a mínima vontade de fazer ou naqueles dias em que dá preguiça de viver… Sinceramente? Se dependesse de mim, esses dias seriam totalmente improdutivos ou só faria o que gosto. Mas sabemos que as grandes conquistas são para quem está disposto a pagar o preço que ninguém quer pagar: fazer o que é chato e produzir quando se está cansado (falo mais disso no post “6 dicas que realmente farão seus estudos renderem mais”, que você pode ler clicando aqui) 

 

Para fazer o que é chato e produzir quando se está cansado, no entanto, temos que “lutar contra nós mesmos”, porque até ver uma mosca passar é mais interessante que isso. E é aí que sinto que a Técnica Pomodoro REALMENTE ajuda. Te impõe um limite e te deixa “sem opção”: durante aqueles 25 minuto é preciso produzir.

 

É importante saber otimizar a maneira de fazer as coisas, e utilizar essa técnica nada mais é que estar disponível a melhorar a maneira de produzir. Disponibilizamos uma tabelinha do método Pomodoro para que você possa baixar e colocar em prática em sua rotina! Cada “check” corresponde a 25 minutos de trabalho, seguido dos intervalos de descanso (clique para baixar). 

Além de técnicas de controle de tempo (como a Pomodoro), também podemos melhorar o desempenho entendendo como funciona o processo de memorização e como podemos fazer para que o cérebro aprenda melhor aquilo que estudamos (clique para ler o post sobre o tema). 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
× Como posso te ajudar?