A palavra “meta” tem procedência do termo grego “μετά”, que significa “além de” ou “depois de”. Na língua portuguesa, utilizamos essa palavra para fazer referência a um objetivo que estabelecemos para alcançar “depois de” o tempo presente (ou seja, no futuro) e “além de” onde estamos agora (no sentido de superação de limites). Resumindo: falamos que temos uma meta quando temos por objetivo conquistar que vão além do que já conquistamos ou/e que se darão em um momento futuro.
A presença de metas nos dá perspectiva de crescimento. Quem não tem meta nenhuma, acaba estagnado na vida, sem perspectivas reais de evolução, crescimento ou conquistas. E, sejamos sinceros? Não fomos feitos para estacionar. “A vida é como andar de bicicleta, para ter equilíbrio, você tem que se manter em movimento”, já disse Albert Einstein.
Sabendo o que significa ter uma meta, entendemos a importância de inserir metas em nossa rotina para que possamos superar nossos limites e evoluir.
Tendo pensando em tudo isso, chega o momento que, com a melhor das intenções, abrimos um caderno e começamos a escrever desenfreadamente todas as “metas” que temos para a nossa vida, gerando em nós mesmos um sentimento de desespero misturado com ansiedade ante tantos sonhos e tão pouca direção. Pois é! Sempre que tentamos fazer as coisas de maneira aleatória acontece isso mesmo…
Fazer metas aleatoriamente, sem nenhum tipo de instrução, só servirá para bagunçar mais ainda a nossa cabeça. Ao montar metas é preciso ser intencional e realista.
Peter Ferdinand Drucker, o pai da administração moderna, sabia disso. Por esse motivo desenvolveu um método específico para que possamos criar metas de maneira inteligente, pensando não apenas em colocar sonhos no papel, mas em transformar nossos sonhos em possibilidades reais de realização: com nome, data, meio e relevância.
A ferramenta criada por Drucker recebe o nome de S.M.A.R.T., que é uma sigla para as palavras em inglês: Specific (específico), Mesurable (mensurável), Attainable (alcançável), Relevant (relevante) e Time based (temporal).
Esse método é utilizado para validar os objetivos desejados e também para fornecer uma base de auxílio no momento de planificação da realização desses objetivos.
Em outras palavras: trata-se de uma ferramenta que serve tanto como base para descobrir quais objetivos podem ser alcançados, quanto como mapa para direcionar o caminho que te leva a realizá-los.
Utilizamos essa ferramenta montando uma tabela, na qual descreveremos cada um desses itens que forma a sigla, destrinchando, dessa maneira, cada uma das nossas metas para que, finalmente, possamos pensar em uma estratégia de realização.
Como utilizar essa tabela?
- Baixe a tabela SMART que disponibilizamos para você, clicando aqui;
- Defina, no quadro “OBJETIVO” qual de seus sonhos e metas será submetido ao método SMART
- Na coluna “Análise SMART” faça uma análise de seu objetivo. Responda e especifique cada um dos itens que compõe o método de análise de forma realista e sincera;
- O quadro “Observações e ajustes” deve ser utilizado para anotar suas conclusões sobre as respostas dadas.
A utilização desse método é simples e te ajudará tanto a ter maior clareza acerca dos seus objetivos, quanto a ter mais determinação em realizá-los.
O que acha de começar uma nova fase da sua vida, com metas definidas de maneira inteligente e estratégica?